«Dirijo-vos uma palavra especial, a vós, jovens, rapazes e raparigas, cheios de sonhos de uma vida grande e bela, que hoje encontrais tantos obstáculos à vossa realização. Convido-vos a procurar em Cristo, o vosso companheiro de todas as horas, a alegria e a esperança que buscais»
«Dirijo-vos uma palavra especial, a vós, jovens, rapazes e raparigas, cheios de sonhos de uma vida grande e bela, que hoje encontrais tantos obstáculos à vossa realização. Convido-vos a procurar em Cristo, o vosso companheiro de todas as horas, a alegria e a esperança que buscais»O novo bispo da diocese de Coimbra lembra que possui já uma longa ligação à Igreja diocesana, desde o tempo da sua formação teológica e, mais recentemente, enquanto docente no Instituto Superior de Estudos Teológicos. ao olhar para a Igreja que sou chamado a servir, gostaria de vos dizer que, a partir da fé na presença operante do Espírito Santo, vislumbro nela uma imensidão de potencialidades, afirma na mensagem que dirige ao povo de Deus.
Virgílio antunes aponta os desafios da nova evangelização, que nos pedem um novo entusiasmo e um novo fascínio pela pessoa de Jesus Cristo. aos fiéis de Coimbra, o novo bispo diz confiar no vigor da vossa fé, no vosso amor a Cristo e à sua Igreja. Só em comunhão uns com os outros e com Deus, podemos dar ao mundo novas sementes de esperança, considera o prelado.

Na Capelinha das aparições, confio a Nossa Senhora a vida e o ministério, nesta nova etapa da minha entrega à Igreja. Peço-lhe que interceda por mim e por vós, junto do Deus, Santíssima Trindade, que adoramos, afirma o sacerdote que será ordenado bispo a 3 de Julho. Virgílio antunes que desempenhava, desde 2008, funções de reitor do Santuário de Fátima, diz que ao ter aceite o convite do Papa recorda as convicções, já remotas, que me fizeram avançar no caminho da vida cristã e da vocação sacerdotal. Em particular, os anos da juventude em que seduzido por Cristo, disponibilizou-se para servir onde a Igreja precisasse de mim.

Na mensagem, o prelado que entra na diocese de Coimbra a 10 de Julho, saúda os bispos eméritos João Alves e albino Cleto. Reconheço o trabalho que realizaram nos longos anos de ministério e agradeço a amizade que têm manifestado para comigo, afirma. Dirige ainda uma saudação aos presbíteros, diáconos e seminaristas; religiosos, religiosas e membros de institutos seculares bem como à grande multidão de leigos de todas as condições.