a Santa Sé anunciou, hoje, 28 de abril, a nomeação do sacerdote de 49 anos, reitor do Santuário de Fátima desde 2008, para bispo da diocese de Coimbra. Sucede a albino Cleto
a Santa Sé anunciou, hoje, 28 de abril, a nomeação do sacerdote de 49 anos, reitor do Santuário de Fátima desde 2008, para bispo da diocese de Coimbra. Sucede a albino CletoO reitor do Santuário de Fátima foi nomeado bispo de Coimbra pelo Papa Bento XVI. O sacerdote vai substituir albino Cleto que pediu a resignação, por limite de idade, em Março de 2010. Virgílio antunes foi designado, em abril de 2008, por antónio Marto, bispo de Leiria-Fátima, para o cargo de reitor do Santuário de Fátima. Um convite que, segundo o site do Santuário, aceitou com serenidade e alegria, mas também com alguma apreensão.
O sacerdote, de 49 anos de idade, é natural de São Mamede, Batalha, e é presbítero da diocese de Leiria-Fátima. Frequentou o Seminário Menor de Leiria e fez o curso filosófico-teológico no Instituto Superior de Estudos Teológicos de Coimbra. Efectuou o estágio pastoral nas paróquias de Marinha Grande e Milagres, em 1984 e 1985.
Depois da ordenação sacerdotal (em 1985) até 1992, colaborou com as paróquias da Barreira e das Cortes. Nesse mesmo período, foi formador no Seminário Diocesano de Leiria, do qual viria a ser reitor mais tarde. Leccionou Religião, Português e História. Fez estudos de especialização em ciências bíblicas, no Instituto Bíblico de Roma e na Escola Bíblica de Jerusalém, entre 1992 e 1996. Foi director do jornal, O Mensageiro durante cinco anos.
Em 2005, iniciou funções no Santuário de Fátima, onde foi capelão, durante três anos, além de ter desempenhado as funções de director do Serviço de Peregrinos e do Serviço de alojamentos. Foi membro do Serviço de ambiente e Construções, do Conselho de administração e do Conselho de Gestão Financeira.