Se o país reciclasse a 100 por cento, poderiam ser construídas 1,5 milhões de casas anualmente, o suficiente para acabar com o défice habitacional em apenas quatro anos
Se o país reciclasse a 100 por cento, poderiam ser construídas 1,5 milhões de casas anualmente, o suficiente para acabar com o défice habitacional em apenas quatro anosO Brasil perde oito bilhões de reais (um real equivale a 0,43 euros) por ano por não reciclar o lixo, revelou recentemente o ministério do Meio ambiente brasileiro. Se o país reciclasse a 100 por cento, seria possível erradicar o défice habitacional, calculado em seis milhões de habitações, em apenas quatro anos. O valor respeitante à falta de reciclagem permitiria a construção de cerca de 1,5 milhões de casas por ano.
Segundo a rede WWF, cuja prioridade é defender a natureza, o prejuízo só não é mais elevado devido ao trabalho desenvolvido por catadores de materiais recicláveis. Calcula-se que haja entre 800 mil e um milhão de técnicos de recolha de matérias que possam ser recuperadas, no Brasil. O trabalho por eles desenvolvido permite que o país apresente elevados índices de reciclagem e seja líder mundial na recuperação de latas de alumínio. Mais de 95 por cento são reaproveitadas.
a organização desenvolve em cinco cidades piloto acções de incentivo ao consumo consciente e reciclagem total de resíduos. Trata-se da aprendizagem de um modelo que poderá ser reproduzido em outros municípios brasileiros, de forma a reduzir a quantidade de lixo e os prejuízos que derivam da falta de reciclagem.