Relatório da UNESCO, Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, aponta problemas psicossociais de crianças, residentes na Faixa de Gaza. Medo paralisa aprendizagem
Relatório da UNESCO, Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, aponta problemas psicossociais de crianças, residentes na Faixa de Gaza. Medo paralisa aprendizagemNervosismo, tristeza e insegurança é o que sentem os petizes do território palestiniano, além das dificuldades de concentração e dos maus resultados escolares. Cerca de 83 por cento dos aprendizes dizem-se nervosos; 57 por cento sentem-se inseguros na escola; 67 por cento sentem medo durante as deslocações para as instituições de ensino e mais de 70 por cento têm pesadelos e receiam a guerra. O aproveitamento escolar desceu consideravelmente: os resultados são mais fracos e há mais crianças repetentes. Os estudantes universitários mostram-se desanimados.

Entre Dezembro de 2008 e Janeiro de 2009, 250 estudantes e 15 professores morreram, em Gaza, no âmbito do conflito com as forças israelitas. Muitas das vítimas encontravam-se abrigadas em instituições de ensino. No total, 18 escolas foram destruídas e 262 ficaram danificadas. a UNESCO recomenda a inserção de serviços de apoio psicológico no sistema educativo. O estudo abrangeu 90 escolas, quatro universidades e mais de seis mil discentes e docentes dos vários níveis de ensino.