a amnistia Internacional visita o Brasil para avaliar a situação dos direitos humanos no país da américa do Sul. Violência perpetrada por autoridades e grupos criminosos preocupa a organização
a amnistia Internacional visita o Brasil para avaliar a situação dos direitos humanos no país da américa do Sul. Violência perpetrada por autoridades e grupos criminosos preocupa a organização a visita, iniciada ontem, decorre até 29 de abril; a delegação da entidade que conta com o presidente, Salil Shetty, vai encontrar-se com representantes de movimentos sociais, autoridades governamentais e vítimas de violações dos direitos humanos. a justiça criminal, o impacto de algumas infra-estruturas e a violência policial serão os principais temas em discussão. O número de homicídios causados por autoridades e grupos criminosos e a cumplicidade verificada em alguns casos preocupa particularmente a organização.
a amnistia chama a atenção para as violações ocorridas no âmbito de grandes projectos de construção de hidroeléctricas e de expansão do agro negócio. Expulsões forçadas, ameaças e ataques inserem-se nesse quadro. É o que acontece, por exemplo, com os povos indígenas e os pequenos agricultores que estão a perder as suas terras em consequência da transposição do Rio São Francisco, lembra. as obras realizadas para o Campeonato Mundial de Futebol 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016 são outro motivo de preocupação, segundo a agência adital.