a Páscoa cristã é um convite a «voltar ao sepulcro do Senhor que continua vazio porque ele saiu vitorioso da morte e está à direita do Pai»
a Páscoa cristã é um convite a «voltar ao sepulcro do Senhor que continua vazio porque ele saiu vitorioso da morte e está à direita do Pai»O vazio do sepulcro traz uma novidade inaudita que ilumina todos os túneis e sepulcros onde possamos entrar e que cavamos, afirmou o reitor do Santuário de Fátima durante a homilia da Missa da Ressurreição. a Páscoa – reforçou Virgílio antunes – não é um conjunto de festividades. antes, um percurso interior que nos há-de fazer passar da forma pagã para uma forma cristã.
Ou seja, é preciso compreender a morte , não como um fim inevitável mas como consequência da nossa humanidade e como um gesto supremo de amor. Nesta descoberta, os fiéis devem compreender o amor em vez do sentimento mais ou menos transitório (humano) que morre como o último sentimento que não morre (o amor de Deus por cada um).

Um amor que – aconselhou Virgílio antunes – os fiéis devem encontrar na vida familiar, nas relações laborais, ver os meios que temos à disposição para construir a alegria e a paz fraterna. Uma força nova que, tal os apóstolos adquiriram aqueça os nossos corações e revele o verdadeiro sentido, que ele está vivo no meio de nós, que nos alegra e nos salva.

No final da celebração, Virgílio antunes lembrou que no dia 30 de abril haverá uma vigília de oração, de preparação pela beatificação de João Paulo II, o que acontecerá no dia 1 de Maio, em Roma. a vigília será transmitida em simultâneo de cinco santuários marianos do mundo, um dos quais é Fátima. a partir das 19h, na Capelinha das aparições, em ligação com a Igreja universal.

a beatificação de João Paulo II é um acontecimento muitíssimo grande para a Igreja, para o mundo e também para Fátima, lembrou o reitor. Presente três vezes em Fátima, a última das quais em 2000, para beatificar Francisco e Jacinta Marto, Karol Wojtyla ficou conhecido como o Papa de Fátima.

Participaram na Eucaristia pascal no Santuário de Fátima, oito grupos estrangeiros vindos do Líbano, Itália, alemanha, Estados Unidos da américa que comunicaram a sua presença ao Serviço de Peregrinos. Um dos grupos é o Coro infantil de Dortmund, alemanha, que animou a celebração conjuntamente com o Coro do Santuário.