além da violência dos confrontos políticos que resultaram em milhares de mortos e feridos, a revolução do Mundo írabe teve repercussões menos visíveis na vida das populações
além da violência dos confrontos políticos que resultaram em milhares de mortos e feridos, a revolução do Mundo írabe teve repercussões menos visíveis na vida das populaçõesNo Iémen, a instabilidade política que se faz sentir actualmente deixou centenas de trabalhadoras migrantes, sem qualificação, no desemprego. Os empregadores, por norma famílias abastadas, abandonaram o país ou deslocaram-se da capital, Sanaa, para outras regiões, devido à violência. Grande parte das migrantes, empregadas de limpeza ou funcionárias de hotéis, não foram indemnizadas, pois não tinham assinado nenhum contrato de trabalho com a entidade patronal. Situação ainda mais difícil de suportar é o aumento do preço dos alimentos de base.

Na Costa do Marfim, que acaba de sair de uma crise política de vários meses, centenas de milhar de cidadãos podem ficar sem acesso à água potável nas próximas semanas. a onda de violência pós-eleitoral impediu o armazenamento das substâncias químicas necessárias para o tratamento das águas. O risco é ainda maior perante o surto de cólera, que irrompeu no Gana, país vizinho, onde já foram detectados seis mil casos desta doença epidémica. Entre os meses de Janeiro e Março, foram registados em abidjan, capital económica da Costa do Marfim, 515 casos, segundo a agência IRIN.