O consumo irracional de medicamentos é um problema mundial, porém na Indonésia atinge níveis alarmantes. Diagnósticos incorrectos, ignorância e má regulamentação de medicamentos incentivam este factor
O consumo irracional de medicamentos é um problema mundial, porém na Indonésia atinge níveis alarmantes. Diagnósticos incorrectos, ignorância e má regulamentação de medicamentos incentivam este factorUm estudo recente da fundação, Yayasan Orangtua Peduli, desenvolvido em 17 cidades da Indonésia, comprova a má prescrição de medicamentos: em 2008, cerca de 80 por cento dos casos de doenças respiratórias e doenças de estômago, em crianças, foram tratados com antibióticos. Problemas, que segundo o médico fundador do instituto, Purnamawati, não devem ser resolvidos com este tipo de farmacêuticos.

as pessoas doentes, às quais são receitados antibióticos sem necessidade, acabam por ter mais dificuldades em tratar-se, pois desenvolvem bactérias mais resistentes. além dos diagnósticos incorrectos, o difícil acesso a outros medicamentos e a ignorância da população contribuem para este problema. Os doentes acreditam que os antibióticos consigam curá-los mais depressa.

No dia mundial da saúde, comemorado a 7 de abril, a Organização Mundial da Saúde alertou em particular para a questão da resistência aos fármacos. Dificulta o tratamento de inúmeras doenças, levando a tratamentos mais caro e prolongados, além de aumentar a taxa de mortalidade. a tuberculose integra-se nesse quadro, com 440 mil novos casos de tuberculose multi-resistente detectados, em 2010.