Bento XVI admitiu que um dia possa ser necessário «repetir» o acto de consagração do mundo à Virgem, tal como João Paulo II fez
Bento XVI admitiu que um dia possa ser necessário «repetir» o acto de consagração do mundo à Virgem, tal como João Paulo II fezNesta sexta feira Santa, no programa À sua imagem, da televisão pública italiana, o Santo Padre respondeu a sete questões de pessoas de todo o mundo, numa emissão especial que incluiu referências a Fátima. O Pontífice lembrou a sua visita a Portugal em Maio de 2010: Em Fátima vi como as milhares de pessoas presentes entraram verdadeiramente nesta entrega, se entregaram, concretizaram em si próprias, por si próprias esta consagração, afirmou, citado pela Rádio Vaticano.
a primeira das perguntas foi feita por uma menina japonesa de sete anos, Helena. Ela questionou sobre o sentido da dor após a tragédia vivida no Japão. ao Papa disse que já não pode brincar no parque e perguntou ao Papa, que fala com Deus, porque é que as crianças têm de sentir tanta tristeza. Sem respostas para estas questões, que ele próprio se coloca, o Pontífice salienta que mesmo quando permanece a tristeza deve existir a certeza sobre a presença de Deus. Das mais de 200 propostas de questões, Bento XVI disse a uma mãe que cuida de um filho em estado vegetativo há dois anos que a alma está ainda presente no corpo. aliás essa alma escondida sente em profundidade o amor que lhe é dedicado pela mãe, acrescentou.

O Santo Padre pronunciou-se ainda sobre o conflito na Costa do Marfim, e lembrou que a violência nunca vem de Deus, nunca ajuda a dar coisas boas, mas é um meio destruidor, não o caminho para sair das dificuldades. apelou às partes envolvidas no conflito para procurarem o caminho da paz. Rezo todos os dias pelos cristãos do Iraque, disse a um grupo de jovens iraquianos e convidou-os a fazer os possíveis para que possam permanecer na sua terra. Queremos fazer um trabalho de reconciliação, de compreensão, também com o governo, ajudá-lo nesta difícil caminho de recomposição de uma sociedade lacerada, acrescentou. Pode ler as questões e ver as respostas do Santo Padre aqui.