Na Celebração da Paixão do Senhor, em Fátima, Virgílio antunes falou sobre o sentido do sofrimento. Na atitude de Cristo encontramos uma «indicação daquilo que há-de ser o nosso percurso cristão», afirmou
Na Celebração da Paixão do Senhor, em Fátima, Virgílio antunes falou sobre o sentido do sofrimento. Na atitude de Cristo encontramos uma «indicação daquilo que há-de ser o nosso percurso cristão», afirmou a Sexta-feira Santa é um dia que, por um lado, é duro para os cristãos, por outro, é um dia de muita esperança. Traz-nos à mente todas as dores pessoais dos mais próximos e da humanidade, em geral. Faz-nos encontrar de frente com o mistério mais difícil de explicar: o sofrimento, particularmente o sofrimento inocente, e ainda o mistério da morte, explicou o reitor do Santuário de Fátima, às centenas de fiéis presentes. Há quem pense que estas são as questões que mais problemas causam à fé cristã; talvez seja o contrário, são questões que só na fé cristã encontram a sua resposta porque somente nela encontram um sentido positivo.

Os beatos, Francisco e Jacinta Marto, aceitaram todos os sofrimentos que o Senhor lhes quis enviar, pela conversão dos pecadores. O sofrimento bem visível na sua vida inocente teve um sentido: nunca constituiu motivo de revolta nem arrefeceu a sua fé. Encontrou nela a única resposta possível, afirmou o sacerdote. João Paulo II foi outro exemplo de sofrimento com sentido.compreendeu-o como caminho de amor aos outros e à Igreja. ainda hoje, a imagem deste Papa que tem mais impacto em nós é a de um homem que sofreu até ao fim, mas que tem um sentido para o seu sofrimento sempre radicado no amor de Cristo, lembrou o reitor, na homilia.

a Celebração da Paixão do Senhor revela-nos que é na contemplação de Cristo, que leva a sua cruz, que sofre, que encontramos o grande apoio para as nossas dores. Nele não se encontrou revolta. avançou decidido no seu caminho da cruz. Na sua atitude encontramos uma indicação daquilo que há-de ser o nosso percurso cristão. aprender o sofrimento, o que significa a obediência a Deus e amar os irmãos sem revolta, explicou Virgílio antunes. Procuremos que a paixão de Cristo ilumine todos os nossos pequenos e grandes sofrimentos.