O serviço aos outros é «condição para a fraternidade universal, é condição para a paz e para a harmonia familiar e social», afirmou Virgílio antunes, na Igreja da Santíssima Trindade, em Fátima
O serviço aos outros é «condição para a fraternidade universal, é condição para a paz e para a harmonia familiar e social», afirmou Virgílio antunes, na Igreja da Santíssima Trindade, em FátimaVirgílio antunes, reitor do santuário de Fátima presidiu, ontem, à missa da Ceia do Senhor, na Igreja da Santíssima Trindade, no Santuário de Fátima. Participaram vários grupos estrangeiros; entre eles, um dos Estados Unidos da américa e outro da Itália. Na celebração que decorreu em língua portuguesa, inglesa e italiana estavam várias centenas de pessoas de diferentes nacionalidades.

a missa da Ceia do Senhor leva-nos a conhecer o cuidado e as preocupações de Deus com todos nós, afirmou o reitor, depois da leitura da primeira Carta de São Paulo aos Coríntios. a Cruz de Cristo é um sinal que não pode ser apagado. Tem de ser compreendida e, explicada aos cristãos, como sinal de construção da fraternidade e como símbolo de amor.

Como agradecerei ao senhor?, interrogou Virgílio antunes. Tomar a própria cruz da vida com determinação é a forma que o Senhor hoje nos sugere, explicou na homilia. O gesto do lava-pés tem dentro da linguagem bíblica uma força muito poderosa. . O Mestre [Jesus] debruça-se sobre os seus discípulos para executar uma das tarefas reservadas aos servidores e escravos. aqui inverteram-se as posições: o maior [o próprio filho de Deus] lava os pés ao menor. O poder está no serviço: pode mais quem mais serve, quem mais ama os seus irmãos.

a imagem do lava-pés é necessária a toda a humanidade, para dar sentido ao serviço humilde e necessário à humanidade que nós somos, para contrastar com o egoísmo dominante. Um gesto que vai além das fronteiras do mundo religioso: O serviço aos outros não é uma questão religiosa, é uma questão profundamente humana. É condição para a fraternidade universal, é condição para a paz e para a harmonia familiar e social, explicou o reitor do santuário. a celebração concluiu-se com a procissão de transladação do Santíssimo para a Capela da Morte de Jesus.