antigos combatentes a viver em Bogotá, capital da Colômbia, recebem apoio na gestão dos seus negócios. a Organização Internacional das Migrações já ajudou a reintegrar 53 mil, desde 2006
antigos combatentes a viver em Bogotá, capital da Colômbia, recebem apoio na gestão dos seus negócios. a Organização Internacional das Migrações já ajudou a reintegrar 53 mil, desde 2006No total, 80 pessoas beneficiaram de um programa da Organização Internacional das Migrações (OIM) para a reintegração de ex-combatentes, a viver em zonas urbanas. O principal objectivo é ajuda-los a gerir e engrandecer os seus negócios. além de lhes promover uma formação especializada sobre métodos de venda e de marketing, o programa procura incluir a família dos antigos combatentes no processo. Entre as empresas abrangidas, encontram-se padarias, talhos e prontos a vestir.

Na capital colombiana, vivem cerca de 5. 300 ex-integrantes de grupos armados. as grandes cidades colocam problemas específicos para aqueles que estão em pleno processo de regresso à vida civil. a falta de educação e de conhecimentos de finanças e negócios torna o seu acesso ao mercado de trabalho ou à economia legal ainda mais difícil numa metrópole como Bogotá, explica Marcelo Pisani, chefe de missão na Colômbia.