O secretário-geral das Nações Unidas visitou o local do acidente de Tchernobil, na Ucrânia, onde apelou ao diálogo entre os países. a 26 de abril, recordam-se os 25 anos do pior desastre nuclear da história
O secretário-geral das Nações Unidas visitou o local do acidente de Tchernobil, na Ucrânia, onde apelou ao diálogo entre os países. a 26 de abril, recordam-se os 25 anos do pior desastre nuclear da históriaNuma cerimónia oficial de homenagem às vítimas, o responsável discursou sobre recuperação e desenvolvimento. É preciso investir na criação de novos postos de trabalho e no restabelecimento da comunidade local, defendeu. Ban Ki-moon aproveitou a ocasião para pedir um reforço da segurança no sector nuclear. a comunidade internacional deve interrogar-se sobre os riscos deste tipo de energia e a eficácia das medidas tomadas para proteger as pessoas. É necessário um maior diálogo entre os países sobre as questões nucleares, realçou.
a tragédia de Tchernobil deu-se a 26 de abril de 1986 quando um reactor da central nuclear do norte da Ucrânia explodiu, libertando uma gigantesca nuvem de radioactividade, que afectou 75 por cento da Europa. Seis mil crianças desenvolveram cancro na tiróide e seis milhões de pessoas continuam a viver em áreas atingidas pela catástrofe nuclear.