Menores devem ser poupados da violência dos conflitos políticos e manifestações anti-governo. assim se resume o apelo da Organização das Nações Unidas para a Infância em relação à violência que se faz sentir no mundo árabe
Menores devem ser poupados da violência dos conflitos políticos e manifestações anti-governo. assim se resume o apelo da Organização das Nações Unidas para a Infância em relação à violência que se faz sentir no mundo árabe a agência das Nações Unidas – UNICEF – mostra-se preocupada com a situação das crianças e adolescentes do Médio Oriente e norte de África que sofrem com os conflitos. O director-executivo, anthony Lake, pediu às várias partes envolvidas para assegurar a protecção dos menores. Num comunicado, divulgado ontem, advertiu que a violência política está a afectar seriamente os jovens da região.

Referindo em particular os casos da Líbia, Israel e Iémen, lembrou que as recentes manifestações anti-governo ocorridas em vários países causaram milhares de mortos e feridos. a maioria são mulheres e crianças. Todas as partes devem cumprir com a obrigação prevista na Convenção dos Direitos da Criança e da lei humanitária internacional, de tomar as medidas necessárias para proteger crianças dos efeitos directos e indirectos da violência, afirmou anthony Lake.

Na cidade Misrata, na Líbia, pelo menos 20 crianças morreram devido a confrontos entre apoiantes de Kadafi e forças anti-governo. No Iémen, um acidente com gás lacrimogéneo tirou a vida a 26 petizes. a UNICEF lançou recentemente um apelo a favor das mulheres e crianças da Líbia, mostrando-se especialmente preocupada com o acesso a cuidados de saúde, mas também a serviços básicos como a água. Os interessados podem fazer o seu donativo aqui.