“Tenho ardentemente desejado comer esta Páscoa convosco, antes de padecer? Tomai e comei, isto é o meu corpo. Tomai e bebei, isto é o meu sangue”
“Tenho ardentemente desejado comer esta Páscoa convosco, antes de padecer? Tomai e comei, isto é o meu corpo. Tomai e bebei, isto é o meu sangue”Celebramos na Quinta-Feira Santa a instituição da Eucaristia e a instituição do sacerdócio.como nos diz o Concílio Vaticano II, a Eucaristia é a fonte e o cume de toda a vida cristã.como o alimento e a bebida são essenciais para a vida do corpo, assim a Eucaristia, comida e bebida do Senhor, é essencial para a vida da alma. O próprio Cristo nos diz: Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna e eu hei-de ressuscitá-lo no último dia, como lemos no evangelho de S. João (João 6, 54). Infelizmente, mesmo em lugares católicos considerados de alta categoria na nossa terra, Cristo sob as santas espécies não ocupa lugar de destaque, mas é relegado para lugares secundários. Já fomos Terra das Cinco Chagas de Cristo, quando era importante formar uma pátria onde vivermos. Graças a Deus, também há lugares da nossa terra onde Cristo Eucaristia é reverenciado sumamente por muitos fiéis, que participam na adoração perpétua da Eucaristia.

Comemoramos também a instituição do sacerdócio por Jesus Cristo ao dizer aos apóstolos: Fazei isto em memória de mim, palavras que realizam aquilo que dizem. a Eucaristia é fonte produtora da felicidade do cristão. Por isso mesmo o sacerdote tem de ser servo da felicidade dos cristãos. Para isso deve ele não só oferecer Cristo a Deus Pai: o sacerdote, como diz o santo Cura de ars, faz bem em se oferecer em sacrifício a Deus todos os dias E por isso deve ele ter a mesma alegria que os apóstolos ao ver o Senhor que tem nas suas mãos.

Dia da Memória. Corpo e Sangue de Cristo-sacrifício dado em alimento e bebida aos fiéis, Corpo e Sangue que o Espírito produziu e desenvolveu no seio da Virgem Maria. a Eucaristia é a felicidade da Santíssima Trindade traduzida em espécies abordáveis à compreensão de todo o ser humano. Cristo, Servo sofredor e glorioso do Pai, serve e é servido na Eucaristia. Meu Deus, eu creio, adoro, espero e Vos amo!.