O Banco alimentar Contra a Fome vai ser condecorado na cerimónia das comemorações do 25 de abril, que se irá realizar no Palácio de Belém. Há 19 Bancos alimentares
O Banco alimentar Contra a Fome vai ser condecorado na cerimónia das comemorações do 25 de abril, que se irá realizar no Palácio de Belém. Há 19 Bancos alimentares O Banco alimentar Contra a Fome será agraciado como membro honorário da Ordem da Liberdade, pelo presidente da República, adianta o site da Presidência. O primeiro Banco alimentar Contra a Fome foi aberto em 1991. Em Portugal existem actualmente 19 Bancos alimentares, congregados na Federação Portuguesa dos Bancos alimentares. Os últimos dois Bancos a entrarem em funcionamento, já em 2011, são o da lha Terceira e o do distrito de Beja. Juntam-se aos Bancos alimentares Contra a Fome existentes nas regiões de Lisboa, Porto, Coimbra, Évora, aveiro, abrantes, São Miguel, Setúbal, Cova da Beira, Leiria-Fátima, Oeste, algarve, Portalegre, Braga, Santarém, Viseu e Viana do Castelo.

Nos primeiros meses de 2011 tem-se verificado uma crescente procura de apoio e do número de pedidos de assistência a pessoas carenciadas, em linha com o agravamento da situação económica, com o crescimento súbito e muito significativo do desemprego e com a redução de diversas prestações sociais, que têm vindo a afectar um número cada vez maior de famílias portuguesas, salienta o Banco alimentar Contra a Fome, no seu site. Duas vezes por ano, o Banco alimentar Contra a Fome recolhe alimentos nos supermercados e superfícies comerciais, para fazer face aos pedidos de alimentos. a próxima campanha decorrerá a 28 e 29 de Maio, por todo o país e ilhas.

Serão ainda agraciados, com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade o antigo presidente da assembleia da República antónio Barbosa de Melo, o presidente do grupo Impresa e fundador do PSD, Francisco Pinto Balsemão, além do presidente do BPI, artur Santos Silva, que também presidiu à Comissão Nacional das Comemorações do Centenário da República. as escritoras Isabel da Nóbrega e Maria Velho da Costa serão agraciadas como Grande Oficial da Ordem da Liberdade, enquanto o maestro Pedro Osório e o jornalista Luís Filipe Costa serão condecorados como comendadores da Ordem da Liberdade.