a Semana Santa inicia-se com o domingo de Ramos ou da Paixão. No Dia mundial da juventude, Jorge Ortiga defendeu que no Evangelho deste domingo, «Paixão é a palavra que caracteriza o mistério de Cristo e dos jovens de todos os tempos»
a Semana Santa inicia-se com o domingo de Ramos ou da Paixão. No Dia mundial da juventude, Jorge Ortiga defendeu que no Evangelho deste domingo, «Paixão é a palavra que caracteriza o mistério de Cristo e dos jovens de todos os tempos»O presente e o futuro da juventude parecem estar assombrados pela incerteza e pela desesperança. Não posso esquecer neste dia a situação de muitos jovens, afirmou o arcebispo de Braga. O prelado referiu-se particularmente ao aumento do desemprego entre os jovens com ensino superior e ao trabalho precário que assume muitos e diferentes contornos. Factores estes que adiam a possibilidade dos jovens constituírem família e o seu próprio lar, acrescentou.
a Igreja, defende Jorge Ortiga, quer acolher e escutar as vossas angústias e incertezas para edificardes a vossa vida segundo os valores da paz, da verdade e da fraternidade. E desafia: até que ponto o crescente afastamento dos valores cristãos não terá gerado o estado das coisas em que vivemos. a sociedade moderna, sem referência a Deus, tornou-se artificial sem fundamento suficiente e, por isso, incapaz de dar resposta aos problemas humanos, realçou o primaz de Braga.

O arcebispo de Braga pediu orações pelo bom sucesso das Jornadas Mundiais da Juventude, que decorrerão em Madrid, de 16 a 22 de agosto. Mais de 400 jovens bracarenses estão a preparar-se para participar neste encontro com o Santo Padre. Peço ao Senhor para que estas Jornadas Mundiais da Juventude nos proporcionem o dom de termos equipas da Pastoral juvenil em todos os arciprestados, compostas por jovens que enraízam e edificam a sua vida em Cristo e caminham “firmes na fé.