Um grito de ‘Viva o Papa’, palmas e uma parte da canção de parabéns, pelos 84 anos de Joseph Ratzinger, foram cantados no final da Eucaristia deste domingo de Ramos
Um grito de ‘Viva o Papa’, palmas e uma parte da canção de parabéns, pelos 84 anos de Joseph Ratzinger, foram cantados no final da Eucaristia deste domingo de Ramos a nossa procissão de hoje quer ser imagem de algo mais profundo, imagem do facto que nos encaminhamos em peregrinação, juntamente com Jesus, pelo caminho alto que leva ao Deus vivo. É desta subida que se trata: tal é o caminho, a que Jesus nos convida, afirmou o Papa durante a homilia da Eucaristia deste domingo de Ramos, no Vaticano. Mas, o homem encontra-se no meio desta dupla força de gravidade de que já falavam os Padres da Igreja, e tudo depende de conseguir livrar-se do campo de gravidade do mal e ficar livre para se deixar atrair totalmente pela força de gravidade de Deus, que nos torna verdadeiros, nos eleva, nos dá a verdadeira liberdade, frisou o Santo Padre.
O homem é frágil e incapaz de se elevar sozinho. Foi isto que Cristo começou a fazer na cruz. Desceu até à humilhação extrema da existência humana, a fim de nos puxar para o alto rumo a Ele, rumo ao Deus vivo, assinalou Bento XVI. a humildade de Deus é a forma extrema do seu amor, e este amor humilde atrai para o alto, acrescentou. Para conseguir subir para o alto torna-se necessário que cada um, tenha a humildade de reconhecer isso e abandonar a soberba de querermos, nós mesmos, fazer-nos Deus, disse o Pontífice.

aos milhares de pessoas que se encontravam na Praça de São Pedro, Bento XVI realçou ainda que as grandes conquistas da técnica só nos tornam livres e são elementos de progresso da humanidade, se forem acompanhadas por estas atitudes: se as nossas mãos se tornarem inocentes e o coração puro, se permanecermos à procura da verdade, à procura do próprio Deus e nos deixarmos tocar e interpelar pelo seu amor. Para ajudar a viver melhor a Semana Santa, o Papa invocou a protecção de Maria, rezando uma avé-Maria. aos jovens, o bispo de Roma dirigiu uma palavra particular, lembrando que os encontrará nas Jornadas em Madrid, em agosto.