a «falta de conhecimento» atrapalha o diálogo entre culturas e povos, considera Jorge Sampaio. Os meios de comunicação social podem ajudar a construir o debate, lembrou o alto-Representante da aliança das Civilizações
a «falta de conhecimento» atrapalha o diálogo entre culturas e povos, considera Jorge Sampaio. Os meios de comunicação social podem ajudar a construir o debate, lembrou o alto-Representante da aliança das Civilizações a ignorância, o desconhecimento, geram muitas más interpretações e podem gerar conflitos da maior importância, declarou o ex-chefe de Estado português, segundo a Rádio das Nações Unidas. Os media em geral, os mais antigos e os mais modernos, o conjunto deles tem um papel decisivo para ajudar na apreciação correcta do que se passa. Separar o facto da opinião. E nós podemos contribuir para uma relação íntima com os media. Preparando pessoas na luta pelo conhecimento, afirmou, no âmbito de um seminário para jornalistas do Médio Oriente, no Cairo, capital do Egipto.

a aliança das Civilizações foi fundada pelos governos da Turquia e da Espanha e é gerida pelas Nações Unidas. Visa mobilizar a opinião pública mundial de forma a superar preconceitos e percepções erradas que podem levar a conflitos entre estados. Recorre aos audiovisuais e novos meios de comunicação para promover mais informação e diálogo, em particular entre os mais jovens. O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, designou Jorge Sampaio, alto-Representante do órgão em 2007.