O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime avalia os crimes informáticos e a situação de crianças utilizadoras da internet. Criminosos recorrem à rede para abusar de menores
O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime avalia os crimes informáticos e a situação de crianças utilizadoras da internet. Criminosos recorrem à rede para abusar de menoresYury Fedotov, director-executivo do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), afirmou que sérios crimes estão a acontecer debaixo do nariz dos pais. alertou para o facto da internet ser uma porta de entrada para os criminosos. Segundo o mesmo, as leis actuais não estão ajustadas à era digital global, sendo um factor impeditivo para os esforços de prevenção, revela a Rádio ONU.
a sedução de menores é um crime internacional grave, que o UNODC tenta combater colaborando com os fornecedores do serviço, a sociedade civil, as instituições educacionais e o público em geral. O famoso grooming consiste no processo desenvolvido por predadores sexuais na internet. Dá-se quando um criminoso faz amizade com um menor, em salas virtuais de conversa ou jogos electrónicos, com o objectivo de abusar dele.