De 20 a 25 de abril, 200 jovens celebrarão a Páscoa em Moscovo, juntamente com cinco irmãos da comunidade de Taizé, a convite da Igreja ortodoxa russa
De 20 a 25 de abril, 200 jovens celebrarão a Páscoa em Moscovo, juntamente com cinco irmãos da comunidade de Taizé, a convite da Igreja ortodoxa russaO prior da comunidade de Taizé, irmão alois, acolhe com entusiasmo esta nova etapa de diálogo fraterno com a Igreja ortodoxa. Este ano, a Páscoa é celebrada pelas duas confissões cristãs – católica e ortodoxa – no mesmo dia. Estamos muito agradecidos à Igreja ortodoxa por nos ter convidado a vivermos com eles esta peregrinação. Os laços de Taizé com a Igreja ortodoxa russa remontam aos primeiros anos da década de 60. Em 1978, deu-se a primeira visita do irmão Roger a Moscovo. Seguiu-se a queda do muro de Berlim, a visita do irmão alois, em 2006, ao Patriarca alexis II e, em 2009, o prior participa na intronização do Patriarca Kirill I.

Os 200 jovens de Taizé, que se deslocarão a Moscovo, viverão a Semana Santa repartidos por diversas paróquias e serão acolhidos em várias famílias. Participarão num fórum sobre ícones, canto litúrgico e liturgia ortodoxa. No domingo de Páscoa, celebrarão as vésperas presididas pelo Patriarca Kirill. a viagem prevê ainda a participação numa peregrinação de igreja em igreja, em Moscovo, e um momento de oração no santuário de Boutovo, onde nos anos 30, durante o estalinismo, 20. 765 pessoas foram mortas. Entre elas, havia um milhar de sacerdotes, irmãs, agricultores e intelectuais, martirizados em nome da sua fé.