Garantir o direito das comunidades ciganas a uma educação de qualidade é uma prioridade da UNESCO. Pobreza, diferenças culturais e género são factores determinantes na escolarização das crianças
Garantir o direito das comunidades ciganas a uma educação de qualidade é uma prioridade da UNESCO. Pobreza, diferenças culturais e género são factores determinantes na escolarização das crianças a educação para todos não é assunto exclusivo dos países em desenvolvimento, declarou a directora-geral da UNESCO (agência das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) durante uma reunião sobre a educação das crianças Roma. Para Irina Bokova trata-se de um dos mais importantes desafios educativos das sociedades europeias. a exclusão e a marginalização impõem-se por todo o lado, em diferentes níveis, inclusive no coração da Europa, afirmou perante delegados, representantes de ministérios e peritos de oito países da Europa central e oriental.

Garantir o direito das comunidades ciganas a uma educação de qualidade é uma das prioridades da UNESCO. Os Roma constituem a maior minoria étnica da Europa, com uma população estimada entre os oito e os 12 milhões de pessoas. a taxa de escolarização entre estas comunidades é baixa. a discriminação de crianças ciganas nas escolas favorece o abandono escolar. a pobreza, as diferenças culturais e o género são outros factores determinantes na educação dos Roma.