Possuir um pedaço de terra cultivável é símbolo de liberdade para muitos habitantes da Bolívia. Sem ela, ficam sujeitos à servidão do trabalho doméstico que não lhes dá qualquer futuro
Possuir um pedaço de terra cultivável é símbolo de liberdade para muitos habitantes da Bolívia. Sem ela, ficam sujeitos à servidão do trabalho doméstico que não lhes dá qualquer futuro a Oxfam actua na região desértica de Chaco, na Bolívia, junto dos índios guarani. a organização luta para que as comunidades locais possam recuperar o controlo das terras, desenvolver a agricultura e a criação de gado. Em 1950, pouco mais de quatro por cento da população da Bolívia possuía 70 por cento das terras do leste do país. actualmente, mais de 28 milhões de hectares foram legalizados em nome de comunidades ou povos indígenas.

Não tendo acesso a terras que pudessem cultivar, muitos habitantes estavam condenados a uma vida de miséria e de exploração. amanda, uma guarani do leste do país, era uma dessas pessoas. Não sabia que tinha tantos direitos, conhecê-los mudou a minha vida e a de muitas outras pessoas, confessou à Oxfam. aos 15 anos decidiu abandonar a quinta em que trabalhava e os patrões que a exploravam. Hoje, casada e já com oito filhos conta: Temos uma terra e sabemos como a cultivar, fazemos criação de gado e até produzimos mel.