é a doença genética mais comum em África. a drepanocitose ou anemia falciforme ceifa a vida de 60 a 80 por cento das crianças afectadas, antes de atingirem os cinco anos de idade
é a doença genética mais comum em África. a drepanocitose ou anemia falciforme ceifa a vida de 60 a 80 por cento das crianças afectadas, antes de atingirem os cinco anos de idade a informação foi avançada pelo director regional da Organização Mundial da Saúde para África, Luís Gomes Sambo. a cada ano, mais de 500 mil bebés nascem com drepanocitose [anemia], dos quais 60 a 80 por cento morrem antes da idade de cinco anos, declarou, durante uma reunião dos ministros da saúde africanos, sobre doenças não transmissíveis.

De acordo com a agência Panapress, a maioria dos progenitores ignoram que são portadores dessa doença devido à falta de informação e de processos de despistagem nas entidades de saúde. a drepanocitose, também conhecida por anemia falciforme, é uma doença genética e hereditária. Em vários países, 10 a 40 por cento da população é portadora deste gene. Trata-se de uma anomalia da hemoglobina, metaloproteína responsável pelo transporte de oxigénio pelo sistema circulatório.