Desde 2008, mais de uma centena de família beneficiou deste mecanismo financeiro, que se assume como uma nova oportunidade. Na Venezuela, vivem mais de 1. 300 refugiados
Desde 2008, mais de uma centena de família beneficiou deste mecanismo financeiro, que se assume como uma nova oportunidade. Na Venezuela, vivem mais de 1. 300 refugiadosUm projecto do alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (aCNUR) e da Fundação para o Desenvolvimento de Táchira apoia refugiados e solicitantes de refúgio, na Venezuela. O microcrédito individual cria novas oportunidades para os beneficiários.
através deste mecanismo financeiro, as duas organizações procuram promover uma integração social digna para os refugiados e defender os seus direitos. O programa promove a criação de empregos e uma melhor coexistência entre famílias de refugiados e comunidades locais da Venezuela.
O prazo para o pagamento do microcrédito é de 18 meses e as candidaturas são mais flexíveis. Desde 2008, 112 famílias foram abrangidas pelo programa e, em 2011, calcula-se que sejam incluídas na lista outras 60 famílias. Dados do aCNUR relativos ao ano de 2009, indicam que a Venezuela conta com 1. 313 refugiados e mais de 14 mil pedidos de asilo.