Revolução no mundo árabe cria oportunidades para reavivar o diálogo e os esforços para alcançar a paz entre palestinianos e israelitas. O apelo é do presidente norte-americano
Revolução no mundo árabe cria oportunidades para reavivar o diálogo e os esforços para alcançar a paz entre palestinianos e israelitas. O apelo é do presidente norte-americanoBarack Obama considera que o período de instabilidade que se faz sentir em vários países do Médio Oriente constitui uma oportunidade para reavivar o diálogo israelo-palestiniano. Depois de uma reunião com o líder israelita, Shimon Peres, o presidente norte-americano instou ambos os lados a avançar com o processo de paz, há muito tempo estagnado.

Com os ventos da mudança soprando no mundo árabe, é mais urgente do que nunca que nós tentemos agarrar a oportunidade de criar uma solução pacífica entre palestinianos e israelitas, declarou aos jornalistas, segundo a agência Reuters. Porém, apesar do apelo em defesa da paz, Barack Obama não apresentou nenhuma nova proposta para aproximar os dois lados.

O início do conflito israelo-palestiniano remonta ao fim do século XIX quando colonos judeus começaram a migrar para a Palestina. Os dois povos batem-se pelo direito à soberania e posse da terra ocupada por Israel e dos territórios palestinianos. ao longo dos anos foram iniciados vários processos de negociação de paz que acabaram por falhar.