Já se conhecem mais pormenores sobre a Vigília de oração que preparará a beatificação de João Paulo II e que unirá o mundo
Já se conhecem mais pormenores sobre a Vigília de oração que preparará a beatificação de João Paulo II e que unirá o mundoSerá ao ar livre, no amplo recinto do Circo Massimo, a vigília de oração pela beatificação de João Paulo II. Terá início às 20h em Roma (menos uma em Portugal) e será presidida por o cardeal agostinho Vallini, vigário do Papa para a diocese de Roma. Consta de duas partes. Na primeira haverá uma celebração da memória, evocando palavras e imagens de João Paulo II, com a moderação de uma jornalista e a colaboração do Coro da diocese de Roma e da Orquestra do Conservatório de Santa Cecília, adianta a Rádio Vaticano. Pessoas que privaram de perto com Karol Wojtyla, nomeadamente Joaquin Navarro Valls, que foi porta-voz do Vaticano, e o cardeal Stanislaw Dziwisz, arcebispo de Cracóvia, que foi secretário pessoal do Papa darão o seu testemunho.
Na segunda parte da vigília, recitar-se-á o terço do Rosário, meditando os Mistérios luminosos, em ligação directa com cinco santuários, um por cada mistério. Em cada local rezar-se-á por uma intenção especial: no santuário de Cracóvia, pelos jovens; no santuário da Tanzânia, pela família; no santuário de Harissa, Líbano, pela evangelização; no santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, no México, pela esperança e paz dos povos e no santuário de Fátima, Portugal, pela Igreja em geral. No final intervirá, a partir do Vaticano, em ligação televisiva directa, o Santo Padre, que recitará a Oração final e dará a bênção apostólica.

a Missa da beatificação, presidida por Bento XVI, terá lugar na Praça de São Pedro, às 10h, de 1 de Maio. Será animada pela Cappella musical pontifícia e pelo coro da diocese de Roma, com a participação também da Orquestra do Conservatório de Santa Cecília. antes, a partir das 9h, terá lugar uma hora de oração, sobre a Divina misericórdia, que, por decisão de João Paulo II, é recordada neste domingo da oitava da Páscoa. Na segunda-feira, 2 de Maio, o cardeal Tarcisio Bertone, secretário de Estado, celebrará uma Eucaristia em honra do novo beato. a celebração será animada pelo coro da diocese de Roma, com a participação do coro de Varsóvia e da Orquestra sinfónica de Wadovice.