Uma comissão das Nações Unidas recomendou a retirada das forças do exército das ruas mexicanas por não garantirem a segurança da população. O país continua a registar altos í­ndices de violência
Uma comissão das Nações Unidas recomendou a retirada das forças do exército das ruas mexicanas por não garantirem a segurança da população. O país continua a registar altos í­ndices de violênciaO governo do México considera incorrecto retirar os militares das ruas, apesar de ter sido sugerido por uma comissão de trabalho das Nações Unidas, na semana passada. O grupo pediu ao governo que reavaliasse o recurso às Forças armadas na manutenção da segurança interna. Constata que não foi atingindo o objectivo de conter o narcotráfico, havendo ainda mais violência.

O governo mexicano é de uma opinião contrária, alegando que as tropas federais garantem a segurança da população. as famílias mexicanas não vão ficarà mercê dos grupos criminosos. Seria irresponsável retirar neste momento as Forças armadas, afirmou o vice-ministro do Interior, Felipe de Jesús Zamora, segundo a agência aNSa.
O México é um dos países da américa Latina com elevados índices de criminalidade e violência, sendo o tráfico de droga a principal causa. O México registou 240 casos recentes de desaparecimentos forçados no país. Ciudad de Juarez foi considerada a cidade mais perigosa do mundo, em 2009. O governo do presidente mexicano, Felipe Calderón, leva uma dura luta contra o narcotráfico desde 2006. Desde então, mais de 35 mil pessoas morreram no país.