Museu de arte Sacra e Etnologia, dos missionários da Consolata, em Fátima, promove uma oficina de construção e de aprendizagem do tradicional jogo africano «Mankala – O jogo das pedras»
Museu de arte Sacra e Etnologia, dos missionários da Consolata, em Fátima, promove uma oficina de construção e de aprendizagem do tradicional jogo africano «Mankala – O jogo das pedras»O ‘Mankala’ é um jogo africano de tabuleiro e é um dos mais antigos entretenimentos que se conhecem. É preciso ser bom em cálculo para jogar bem este jogo e tirar dele o maior partido, afirma o director do Museu de arte Sacra e Etnologia de Fátima. Gonçalo Cardoso diz, no entanto, que este é um jogo muito fácil de aprender. Em África, é frequente ver crianças de tenra idade a disputarem a sua perícia neste jogo, utilizando a maior parte das vezes covas na terra como um tabuleiro e pedras, conchas ou sementes como peças, explica.
a iniciativa decorrerá a 14 e 15 de abril, no período das férias escolares da Páscoa. Tem início às 15h e tem uma duração prevista de 90 minutos. a iniciativa destina-se a crianças a partir dos 6 anos, jovens, adultos ou idosos. O número mínimo para a realização de cada sessão é de 10 participantes, tendo como número máximo 20 participantes.

a oficina inclui, primeiro, um percurso pela sala de Etnologia através de guiões de visita, contextualizando geográfica e historicamente o Mankala. É possível, mediante disponibilidade, agendar outras datas e horários. a inscrição é obrigatória e pode ser efectuada online através do blogue do museu ou por telefone 249 539 470.