Michel Martelly ganhou as eleições presidenciais do Haiti com 67, 57 por cento dos votos, segundo os resultados preliminares do Conselho Eleitoral Provisório, divulgados ontem
Michel Martelly ganhou as eleições presidenciais do Haiti com 67, 57 por cento dos votos, segundo os resultados preliminares do Conselho Eleitoral Provisório, divulgados ontemOs resultados definitivos serão anunciados a 16 de abril. O popular cantor candidato passará a ser então o 56º presidente da República do mais pobre país da américa. Entrará em funções a 14 de Maio. O homem de 50 anos sucede a René Préval na liderança do Haiti, uma tarefa complexa. O sismo de 12 de Janeiro de 2010, responsável por 250 mil mortes, deixou a administração do país num caos. O palácio presidencial não foi reconstruído, como símbolo da tragédia. Uma recente epidemia de cólera provocou cinco mil mortes.

Num debate com a sua opositora, Mirlande Manigat, Michel Martelly apelou a uma nova geração de políticos que rompa com o velho sistema. Nunca estive implicado na política. Tenho as mãos limpas, afirmou, dizendo-se candidato da ruptura e desvalorizando as críticas em relação a sua inexperiência política. Das suas promessas eleitorais, consta a criação de empregos para os mais jovens, uma reforma agrária que relance a produtividade e a promoção turística do Haiti, noticia o jornal local, Le Nouvelliste.