Procuram solução para pagamento de dívidas contraí­das através de empréstimos. a maioria das pessoas, que chega ao Gabinete de apoio ao Sobre-endividado para pedir ajuda, tem, em média, cinco
Procuram solução para pagamento de dívidas contraí­das através de empréstimos. a maioria das pessoas, que chega ao Gabinete de apoio ao Sobre-endividado para pedir ajuda, tem, em média, cincoDos mais de quatro mil pessoas que procuraram o Gabinete de apoio ao Sobre-endividado (GaS), da associação de consumidores DECO, com pedidos de ajuda para fazer face às dívidas, 1. 015 casos transformaram-se em processos. O objectivo é encontrar uma solução para o pagamento das dívidas contraídas através dos vários empréstimos que fizeram. Em média, estas família contraíram cinco empréstimos. apenas estes tinham viabilidade, explica a responsável do GaS, Natália Nunes, citada pela Lusa. Os restantes tinham já processos em tribunal ou a situação era tão grave, que já não tem resolução possível a não ser a declaração da insolvência individual.

Os números do primeiro trimestre deste ano revelam que, relativamente a 2010, pediram ajuda à associação mais 349 famílias. Só no último mês, foram desencadeados 403 processos. O desemprego é a primeria causa que leva as famílias a pedir ajuda devido ao sobreendividamento (29. 8 por cento dos casos). Situações de doença aparecem em terceiro lugar, totalizando 16. 5 por cento dos casos. Lisboa e algarve são as regiões onde se recorre mais ao GaS.