Uma Vigília mundial de oração vai marcar a beatificação de João Paulo II. Na noite de 30 de abril, o Santuário de Fátima associa-se a outros quatro lugares num momento de oração, através da televisão
Uma Vigília mundial de oração vai marcar a beatificação de João Paulo II. Na noite de 30 de abril, o Santuário de Fátima associa-se a outros quatro lugares num momento de oração, através da televisãoTotus Tuus, o lema do pontificado de João Paulo II será também o tema da vigília que vai unir o mundo em oração. através da televisão, em cinco lugares diferentes será recitado um mistério do Rosário, difundido em tempo real pelo Centro Televisivo do Vaticano para todo o mundo. Na hora portuguesa, a recitação terá início às 20h, adianta a Sala de imprensa do Santuário de Fátima.
Os cinco lugares do mundo a ficarem ligados em simultâneo, pela televisão são: Basílica de Guadalupe, no México; Santuário de Kawekamo, na Tanzânia; Santuário de Fátima, em Portugal; Cracóvia (terra natal de João Paulo II), na Polónia; e o Santuário de Nossa Senhora do Líbano, em Beirute.

O bispo emérito de Portalegre Castelo Branco, augusto César, presidirá em Fátima a este momento. O Santuário de Fátima acolheu com muita alegria o convite para esta oração, porque será mais um momento para lembrar e homenagear João Paulo II, explica a porta-voz do Santuário para a comunicação social, Leopoldina Reis Simões. a Capelinha das aparições foi o local escolhido para a ligação. Em Roma, a partir do Circo Massimo, presidirá à vigília o cardeal agostino Vallini, vigário do Papa, na diocese de Roma.

Depois da beatificação, que decorrerá a1 de Maio, em Roma e será presidida por Bento XVI; em Fátima, a 13 de Maio, haverá uma celebração nacional de acção de graças pela beatificação do Papa de Fátima. Será um momento de festa e de acção de graças para o qual os bispos portugueses convidam os fiéis a participar. João Paulo II esteve no santuário mariano três vezes, a última das quais em 13 de Maio de 2000, para beatificar os videntes.