“Um maior apoio para a sensibilização e maior acção contra as minas”, é o pedido do secretário-geral das Nações Unidas à comunidade internacional, na sua mensagem para o Dia Internacional, de 4 de abril
“Um maior apoio para a sensibilização e maior acção contra as minas”, é o pedido do secretário-geral das Nações Unidas à comunidade internacional, na sua mensagem para o Dia Internacional, de 4 de abrilBan Ki-Moon recorda que a desminagem impede que uma arma indiscriminada como uma mina possa causar danos até mesmo muito tempo depois dos conflitos terminarem. ao mesmo tempo, constitui uma fonte de ocupação, transformando zonas perigosas em terrenos produtivos e colocando as sociedades num caminho de segurança duradoira. a acção das Nações Unidas contra as minas, engenhos explosivos escondidos no solo, está associada a vastos programas de desenvolvimento, como o reforço de infra-estruturas ou a promoção de produções agrícolas.

Não obstante os numerosos sucessos alcançados bem documentados, o financiamento da acção [de desminagem] é insuficiente. Para o conjunto dos projectos programados para 2011, foi conseguido apenas um quarto dos recursos necessários, afirma o secretário-geral das Nações Unidas. Por isso Ban Ki-Moon lança um apelo para que aumente a solidariedade mundial de apoio a este programa crucial para construir um mundo mais seguro e próspero para todos.

a proliferação de armas destrutivas de todos os tipos tem causado um sofrimento indescritível, sobretudo a milhões de crianças apanhadas no meio de conflitos armados. Muitas destas armas têm um impacto devastador, mesmo após os conflitos, durante décadas. as minas terrestres e engenhos por explodir constituem um dos mais insidiosos e persistentes perigos. Pelo menos em 68 países, há crianças que vivem em terrenos contaminados por mais de 110 milhões de minas terrestres. a acrescentar a este número, existem milhões de engenhos por explodir. Tal como as minas terrestres, estes engenhos são considerados armas com efeitos indiscriminados, despoletadas por inocentes e transeuntes que de nada suspeitam.

as minas terrestres têm sido utilizadas em muitos conflitos, desde a Segunda Guerra Mundial, em particular nos conflitos internos. afeganistão, angola e Camboja possuem juntos um total, pelo menos, de 28 milhões de minas terrestres e 85 por cento das mortes causadas pelas minas em todo o mundo. as crianças africanas vivem no continente mais infestado de minas terrestres. Existem cerca de 37 milhões de minas, pelo menos, em 19 países africanos.