a cidade espanhola de Sevilha acolheu, recentemente, uma conferência sobre bicicletas, durante a qual foram analisadas formas de promover o uso do velocí­pede dentro das cidades
a cidade espanhola de Sevilha acolheu, recentemente, uma conferência sobre bicicletas, durante a qual foram analisadas formas de promover o uso do velocí­pede dentro das cidadesO evento organizado pelo UN-HaBITaT, órgão das Nações Unidas, contou com participantes dos vários continentes. O tema principal do evento era planeamento e investimento para a mobilidade urbana sustentável nos países em desenvolvimento e economias emergentes. Para promover o uso das bicicletas nos centros urbanos é necessário melhorar as infra-estruturas e equipamentos urbanos, mas também investir no planeamento urbano e de transportes. O encontro destacou a necessidade de incluir as medidas de ciclismo em todas as iniciativas que pretendem melhorar as condições de habitação da população mas também na gestão do tráfego e do estacionamento.

além de proteger a saúde do ciclista, através da prática de mais exercício físico, o uso da bicicleta poupa o ambiente e as economias do usuário, pois não necessita de combustível. Várias cidades do mundo têm vindo a apostar neste veículo como meio de transporte alternativo dentro das cidades. a câmara de Paris, França, desenvolve um projecto com o intuito de proibir a circulação de automóveis altamente poluentes. Recorda-se que os carros constituem uma das maiores fontes de poluição dentro das cidades.