Hoje, 2 de abril, tem lugar no convento de assis, Itália, uma conferência de imprensa para apresentação do 25º encontro mundial de oração pela paz, que se realizará a 27 de Outubro de 2011, convocado por Bento XVI
Hoje, 2 de abril, tem lugar no convento de assis, Itália, uma conferência de imprensa para apresentação do 25º encontro mundial de oração pela paz, que se realizará a 27 de Outubro de 2011, convocado por Bento XVICom a presença do bispo de assis, do ministro provincial dos Frades Menores da Umbria e das autoridades da região, será apresentado o programa do 25º encontro de oração pela paz, anunciado pelo Papa em 1 de Janeiro de 2011. Bento XVI e diversos líderes religiosos do mundo serão peregrinos da paz na cidade de São Francisco, em 27 de Outubro próximo.

Há 25 anos, a 27 de Outubro de 1986, João Paulo II convocou para assis o Dia Mundial de oração pela paz. É em si mesmo um convite ao mundo a tomar consciência de que existe uma outra dimensão da paz e uma outra maneira de a promover, para além das negociações, dos compromissos político-económicos, afirmou João Paulo II naquela ocasião. Nele tomaram parte os representantes de todas as grandes religiões mundiais. a oração e o testemunho dos crentes, de qualquer tradição religiosa, podem muito pela paz no mundo.

Desde aquele dia intensificaram-se os encontros entre crentes e líderes espirituais das várias religiões.com o objectivo de se conhecerem e partilharem valores, procuram promover a paz através do compromisso solidário pela justiça, fundado sobre o credo que junta as várias religiões e defende que a vida e a paz são um dom que é preciso conservar com delicadeza e com firmeza. Esta unidade faz dos homens uma família universal que habita numa casa comum e que deve ser tratada com respeito.