Especialistas sobre a questão do racismo estão reunidos em Genebra, na Suí­ça. Os povos afro descendentes, aos quais é dedicado o ano de 2011, estão no centro do debate
Especialistas sobre a questão do racismo estão reunidos em Genebra, na Suí­ça. Os povos afro descendentes, aos quais é dedicado o ano de 2011, estão no centro do debateNo Brasil, temos sempre o desafio do tal mito da democracia racial. E o que a gente vai apresentar aqui são estudos que não caminham neste sentido, afirmou Marcelo Paixão, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Indicadores sociais apontam que em média uma pessoa negra, no Brasil, ganha menos de metade do salário de uma pessoa branca. a taxa de homicídios entre homens negros é superior ao dobro daquela que é verificada entre homens brancos. Então não faz sentido dissociar estes dados de uma discussão mais específica do que significam os padrões brasileiros de relações raciais, declarou à Rádio ONU.

Na próxima semana, os peritos independentes irão participar num seminário do alto Comissariado dos Direitos Humanos, sobre reconhecimento, justiça e desenvolvimento para descendentes de africanos. as Nações Unidas instituíram 2011 como o ano Internacional dos Povos afrodescendentes. Será construído um monumento em memória das vítimas da escravidão, na sede da organização, em Nova York.