O governo pretende apresentar um projecto de lei ao Parlamento até finais de abril para a criação de um imposto especial. O presidente francês pede uma reforma dos padrões nucleares
O governo pretende apresentar um projecto de lei ao Parlamento até finais de abril para a criação de um imposto especial. O presidente francês pede uma reforma dos padrões nuclearesO governo japonês estuda a hipótese de criar um imposto especial e emitir títulos especiais para reconstruir as zonas do país, afectadas por um terramoto e um tsunami. O imposto especial pode concretizar-se através de um aumento no imposto corporativo ou no imposto sobre vendas, ou ainda com base no aumento da taxa do imposto de renda.

O governo pretende apresentar um projecto de lei ao Parlamento até finais de abril. Calcula que os danos materiais causados pela catástrofe natural ultrapassem os 300 mil milhões de dólares (perto de 213 mil milhões de euros). a remoção de escombros e a construção de casas temporárias são prioritárias, informa a agência Reuters.

Nicolas Sarkosy foi o primeiro líder estrangeiro a visitar o Japão depois da tragédia. O presidente francês apelou, hoje, a uma reforma dos padrões nucleares mundiais. O também presidente do G20, defendeu uma reunião das autoridades nucleares dos países do grupo (que reúne as maiores economias do mundo), em Maio, na capital francesa. O objectivo é discutir a adopção de novas regras de segurança. Recorda-se que a França é a segunda potência nuclear do mundo, a seguir aos Estados Unidos da américa.