a iniciativa vai centrar-se no sector da saúde e da educação, respeitando as suas tradições. O Brasil conta com mais de 50 grupos de Índios isolados, sobre os quais pouco se sabe
a iniciativa vai centrar-se no sector da saúde e da educação, respeitando as suas tradições. O Brasil conta com mais de 50 grupos de Índios isolados, sobre os quais pouco se sabeO programa é desenvolvido pela FUNaI (Fundação Nacional do Índio) a favor do grupo indígena, Zo’é, e deverá iniciar-se durante o primeiro semestre de 2011. Resume-se em três palavras: protecção, promoção e gestão. Tem por objectivo salvaguardar os direitos dos índios, com acções educativas de promoção sociocultural e protecção do território.

O programa contempla a alfabetização ea capacitação dos Zo’é. as comunidades irão contactar não só com registos escritos mas também com vídeos, fotografias, mapas e ferramentas de matemática. a saúde é outro sector abrangido: educação dos jovens para a saúde preventiva e primeiros socorros, manutenção dos padrões nutricionais saudáveis do próprio povo.

a FUNaI teve conhecimento da existência dos Zo’é no início dos anos 1970, durante um estudo sobre grupos isolados. O seguinte termo refere-se aos indígenas que pouco ou nada contactaram com a sociedade e sobre os quais pouco se sabe. No Brasil, há mais de 50 comunidades de índios isolados, sendo que a maioria habita a floresta amazónica.