« a Europa pelas famílias, as famílias pela Europa» é o tema da semana da demografia e das políticas familiares que está a decorrer em Budapeste, na Hungria. a iniciativa é da presidência em exercício da União Europeia
« a Europa pelas famílias, as famílias pela Europa» é o tema da semana da demografia e das políticas familiares que está a decorrer em Budapeste, na Hungria. a iniciativa é da presidência em exercício da União EuropeiaUma reunião ministerial, debates, seminários e ocasiões de confronto de ideias sobre estes temas decorrem até 2 de abril. O governo húngaro pôs em cima da mesa as questões relacionadas com a família, numa altura em que a população do velho continente está em diminuição. Merece particular atenção a conferência intitulada a influência do equilíbrio entre a vida profissional e familiar na evolução demográfica.

No final da semana está prevista uma festa popular. Numa nota da União Europeia pode ler-se: Sete Estados Membros, entre eles encontra-se a Hungria, estão já sujeitos a um decréscimo da população. Este é, aliás, o principal desafio que a União Europeia deverá enfrentar nos próximos decénios. Daí o sublinhar do papel da família e do apoio à natalidade.

Nestes dias em Budapeste fala-se também de conciliação entre trabalho e casa, dos serviços de apoio à maternidade, do apoio público aos casais jovens. O futuro da Europa depende das famílias, confessou Miklós Soltész, ministro húngaro para os assuntos sociais e para a juventude, O governante assinalou que o primeiro problema resulta do enfraquecimento dos laços familiares.