Emergência nuclear no Japão desencadeia debate sobre a construção da primeira central nuclear da Turquia, em akkuyu. Jornais locais questionam riscos inerentes ao projecto
Emergência nuclear no Japão desencadeia debate sobre a construção da primeira central nuclear da Turquia, em akkuyu. Jornais locais questionam riscos inerentes ao projectoapelo o primeiro-ministro a renunciar imediatamente ao projecto da central nuclear de akkuyu, escreve um célebre editorialista do jornal local, Milliyet. Hasan Cemal expõe pela primeira vez a sua opinião sobre a questão. a energia nuclear não é indispensável. Não é nem bom negócio nem é seguro, afirma, segundo a revista Courrier Internacional.

Sismos seguidos de tsunamis não ocorrem todos os dias, admite Soli ozel, no jornal popular, Habertürk. Mas o que está acontecer no Japão obriga toda a gente a recuar em relação à questão da energia nuclear. aponta os riscos de uma eventual tragédia em países vizinhos, como o Irão e a arménia. Todos sabem que as questões do ambiente não são levadas muito a sério na Turquia, destaca. Segundo o mesmo, a degradação de sítios naturais, culturais e históricos é secundária para o governo.