Cada cidadão europeu produz anualmente, em média, 513 quilos de lixo doméstico, segundo dados do Eurostat. Mas cerca de “60 por cento dos europeus não sabem que a sua família produz uma quantidade excessiva de resí­duos”
Cada cidadão europeu produz anualmente, em média, 513 quilos de lixo doméstico, segundo dados do Eurostat. Mas cerca de “60 por cento dos europeus não sabem que a sua família produz uma quantidade excessiva de resí­duos”O inquérito do Eurobarómetro chama a atenção para o problema da sensibilidade dos europeus na produção e tratamento dos resíduos urbanos e assinala o contraste impressionante entre os dados recolhidos e a opinião dos entrevistados. O estudo revela ainda uma falta de atenção à quantidade de resíduos alimentares produzidos, enquanto a maioria dos cidadãos europeus exige um melhor sistema de recolha do lixo urbano. Oito em cada 10 entrevistados afirmam que as características de sustentabilidade ambiental de um produto, assim como a possibilidade de o reutilizar ou reciclar, influem na sua decisão de compra.

São numerosas as curiosidades que ressaltam do estudo. Em 21 dos 27 países da União Europeia, a maioria da população está convencida que não produz uma quantidade excessiva de resíduos. as maiores percentagens de pessoas que assim pensam, são 75 por cento da Roménia e 74 da Bulgária. No total só 42 por cento dos entrevistados pensa o contrário. a grande maioria dos europeus está convencida que não estraga os alimentos que compra, deitando-os ao lixo. Mas uma recente investigação britânica assinala que 25 por cento dos alimentos comprados vão mesmo parar ao lixo.