Ki-moon observou que o mundo está a testemunhar um período revolucionário, que varre o Norte de África e o Médio Oriente
Ki-moon observou que o mundo está a testemunhar um período revolucionário, que varre o Norte de África e o Médio OrienteO mundo está a enfrentar uma importante mudança na história mundial, que é não menos transformadora do que o histórico ano de 1989, quando ruiu o muro de Berlim e vários governos pró-soviéticos caíram na Europa de Leste, afirmou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.

Dirigindo-se à assembleia Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon observou que o mundo está a testemunhar um período revolucionário. Regressado de uma recente visita ao Egipto e Tunísia, onde os regimes ditatoriais de longa data foram derrubados por uma onda de protestos pró-democracia, que envolveu grande parte das comunidades do Norte de África e do Médio Oriente, e levaram a violentos combates na Líbia.

a mudança revolucionária está a varrer o mundo árabe, com reflexos que serão sentidos em toda parte e por todos, insistiu. Estamos perante não menos que uma mudança de época noutras esferas – das mudanças climáticas ao combate à pobreza global passando pela defesa dos direitos humanos.