«Estas iniciativas são sempre positivas» pois independentemente da sociedade e da cultura «a mulher é sempre um elemento pacificador, de reconciliação e de harmonia», considera Francisco Lerma
«Estas iniciativas são sempre positivas» pois independentemente da sociedade e da cultura «a mulher é sempre um elemento pacificador, de reconciliação e de harmonia», considera Francisco LermaCulturalmente, a maternidade, a figura feminina é aquela que dá harmonia num lar numa família. Reconhecer essa dimensão já é positivo, considera o prelado de Gurué, Moçambique. Em África, muitas mulheres são escravizadas, nomeadamente a nível físico, através da mutilação sexual, tráfico de pessoas. Há tantos pontos negativos, mas também há muitos pontos positivos. Reconhecer o papel que ela tem no dia-a-dia é importante.

Dentro da própria Igreja, a mulher tem um papel fundamental. Tantas comunidades avançam graças à mulher. Em Moçambique, principalmente no sul, grande parte das famílias são lideradas por mulheres. assumem o papel de cabeça de família, enquanto o homem está no estrangeiro a trabalhar, explica Francisco Lerma.

a Revolução em Moçambique colocou a figura feminina em primeiro lugar. Trata-se de um dos países com maior número de mulheres a todos os níveis da sociedade: Parlamento, ministérios, vida social. Um trabalho lento mas uma conquista da mulher moçambicana.

O papel da mulher é sempre fundamental, seja qual for a sociedade ou cultura e em qualquer momento da história. a mulher é sempre um elemento pacificador, de reconciliação e de harmonia, conclui. Várias organizações lutam para que o prémio Nobel da Paz seja entregue às mulheres africanas em 2011.