Governo etíope preocupado com a difusão da tuberculose. a pandemia não tem a ver com as baixas temperaturas, embora seja essa a opinião entre os habitantes da capital, com uma população de 2,7 milhões de habitantes
Governo etíope preocupado com a difusão da tuberculose. a pandemia não tem a ver com as baixas temperaturas, embora seja essa a opinião entre os habitantes da capital, com uma população de 2,7 milhões de habitantesOs agentes sanitários a operar na capital da Etiópia, addis abeba, estão preocupados com o evoluir da tuberculose (TB). O conselheiro do Ministério da Saúde para a tuberculose e sida, Desalegn Gebreyesus, declarou que o difundir-se da TB não tem nada a ver com as baixas temperaturas, não obstante as pessoas pensem o contrário. O perito acrescenta: Estamos a fazer esforços para esclarecer as pessoas através dos meios de comunicação, encontros e opúsculos informativos, sobre as reais causas da transmissão da pandemia.

as televisões e rádios da capital transmitem spots publicitários, em que aconselham as pessoas que sofrem de tosse há mais de duas semanas a fazerem o teste de TB e, eventualmente, a iniciar o tratamento. Correm maior risco aqueles que vivem em zonas atingidas pela insegurança alimentar ou que habitam em espaços demasiado populosos, ou ainda as crianças com menos de cinco anos e os seropositivos. Segundo o Ministério da Saúde, são cerca de 300 os novos contágios em cada 100 mil etíopes. as previsões apontam para 12 mil novos casos diagnosticados, anualmente, só em addis abeba. Na capital existem 35 estruturas governativas e 40 privadas que oferecem tratamento aos infectados de TB.

Cerca de 80 por cento dos pacientes contagiados, quando a doença é diagnosticada, são curados, através de uma terapia lançada com sucesso pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1994. Os casos de formas mais resistentes de tuberculose são preocupantes. Em addis abeba já foram detectados cerca de 400. Segundo a OMS são registados, anualmente, mais de 5. 000 novos casos destas formas resistentes de TB.