Maria Rita Piccione, presidente da Fundação de Monjas agostinianas vai escrever as meditações para a Via-Sacra, na Sexta-Feira Santa, a 22 de abril. é a primeira mulher, no pontificado de Bento XVI, a quem foi confiada a tarefa
Maria Rita Piccione, presidente da Fundação de Monjas agostinianas vai escrever as meditações para a Via-Sacra, na Sexta-Feira Santa, a 22 de abril. é a primeira mulher, no pontificado de Bento XVI, a quem foi confiada a tarefaDurante a cerimónia, será distribuído um livreto, com ilustrações das 14 estações de Jesus, da sua condenação à morte. as imagens vão ser desenhadas por Elena Manganelli, também religiosa agostiniana, adianta a Santa Sé.
Todos os anos a Via-Sacra é celebrada no Coliseu, em Roma, e presidida pelo Papa. É já uma tradição que remonta ao pontificado de Paulo VI. Fiéis, turistas e moradores de Roma acompanham o Papa e fazem a Via-Sacra. O momento é também transmitido por vários canais de televisão de modo que a celebração é acompanhada no mundo inteiro, a partir das 21h15 em Itália, menos uma hora em Portugal.

Os Papas costumam confiar os textos da meditação a pessoas diversas, de teólogos e poetas a jornalistas. Em 2002, João Paulo II solicitou que um grupo de 14 jornalistas de várias partes do mundo escrevesse os textos para a celebração da Sexta-Feira Santa.