Directora-geral de agência das Nações Unidas para a cultura renova apelo em defesa de bens culturais em países assolados por conflitos; desta fez, a favor do património da Líbia
Directora-geral de agência das Nações Unidas para a cultura renova apelo em defesa de bens culturais em países assolados por conflitos; desta fez, a favor do património da LíbiaIrina Bokova lançou hoje um apelo às forças militares presentes na Líbia para que tenham em atenção os bens culturais do país, na sua actuação. Do ponto de vista do património cultural, a Líbia é importante para a toda a humanidade, afirmou a directora-geral da UNESCO, agência das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura. Vários sítios do país testemunham as grandes realizações técnicas e artísticas dos antepassados do povo, disse ainda.

a Líbia compreende cinco sítios inscritos na lista do património mundial da UNESCO. Trata-se da antiga cidade de Ghadamés, conhecida por Pérola do deserto, localizada num oásis; pinturas rupestres de Tadrart acasus, algumas de entre elas datam do ano 12 mil antes de Cristo; ainda três sítios arqueológicos.