O serviço de voluntariado no Santuário de Fátima centra-se em três áreas principais: o acolhimento aos peregrinos, a liturgia e o Movimento da Mensagem de Fátima. alguns destes voluntários colaboram em mais que um serviço
O serviço de voluntariado no Santuário de Fátima centra-se em três áreas principais: o acolhimento aos peregrinos, a liturgia e o Movimento da Mensagem de Fátima. alguns destes voluntários colaboram em mais que um serviço a grande aposta do Santuário em relação a este numeroso grupo de voluntários é a formação. Por um lado, o voluntariado compromete o próprio voluntário, que deve procurar uma cada vez maior preparação para o serviço que presta. Por outro lado, o Santuário sente ser seu dever proporcionar a formação adequada a quantos, com verdadeiro espírito de serviço, se voluntariam para as mais diversas tarefas, afirma o director do Serviço de Pastoral Liturgica (SEPaLI) do Santuário de Fátima. O padre Carlos Cabecinhas salienta, em artigo no jornal Voz da Fátima, que as diversas iniciativas de formação, os capacitem para um melhor desempenho do serviço que prestam voluntariamente e lhes permita um conhecimento mais profundo da Mensagem de Fátima.
actualmente, o Santuário conta com a colaboração regular de mais de três centenas de voluntários, sem contar os membros da associação de Servitas. Em 2010, recorda o sacerdote, 50 voluntários dedicaram-se ao acolhimento aos peregrinos a pé e à expedição dos cartazes. Estão também incluídos neste grupo os os voluntários do Movimento da Mensagem de Fátima que prestam serviço na sede desta associação, nos retiros de doentes e no posto de socorros do Santuário de Fátima.

O grupo mais numeroso, salienta Carlos Cabecinhas, é o dos que colaboram nas celebrações litúrgicas, a vários níveis: como acólitos, leitores, cantores ou ministros extraordinários da comunhão, cuidando das flores oferecidas pelos peregrinos na Capelinha das aparições, acolhendo os penitentes na Capela da Reconciliação, coordenando as procissões e os movimentos nas grandes assembleias.