«apague as luzes e ilumine esta ideia por um planeta vivo. Vá além desta hora na luta contra as alterações climáticas». O desafio está lançado para o próximo sábado, 26 de Março, das 20h30 às 21h30
«apague as luzes e ilumine esta ideia por um planeta vivo. Vá além desta hora na luta contra as alterações climáticas». O desafio está lançado para o próximo sábado, 26 de Março, das 20h30 às 21h30apague as luzes pela Hora do Planeta, dia 26 de Março, das 20H30 às 21H30, e junte-se aquele que já é o maior movimento voluntário de luta contra as alterações climáticas. a Hora do Planeta é uma iniciativa da rede World Wildlife Fund (WWF) que incentiva cidadãos, empresas e governos a apagarem as luzes por uma hora mostrando assim o seu apoio à luta contra as alterações climáticas.
É uma das iniciativas que pretende consciencializar a sociedade portuguesa e mundial a racionalizar o consumo de energia eléctrica, o gesto simbólico de apagar as luzes por uma hora pode chamar a despertar compromissos que façam a diferença numa base diária contínua e tem levado a uma verdadeira mudança de hábitos de vida de cidadãos, empresas e governos que começam a despertar para compromissos válidos e práticos a favor desta luta.
assim, apagar as luzes é também mostrar que estamos preocupados com o aquecimento do planeta e queremos dar a nossa contribuição, influenciando e pedindo acções de redução das emissões e de adaptação às mudanças climáticas, combatendo a desflorestação e conservando os nossos ecossistemas. É um incentivo ao diálogo dos manifestantes entre si e entre esses e os governos e empresas e um acto que simboliza a eficiência e o uso de todos os recursos com inteligência, responsabilidade e de forma sustentável.
Em 2010, e após três anos de edição, a Hora do Planeta obteve a maior participação voluntária de sempre. atingiu um recorde de 128 países e territórios, dos quais 24 cidades e duas vilas portuguesas. urbanística e monumentos de todo o mundo ficaram às escuras para iluminar esta ideia.