O Haiti realizou ontem a segunda volta das suas eleições presidenciais. Um dia marcado por pequenos incidentes mas que não prejudicaram o processo, garante conselho eleitoral
O Haiti realizou ontem a segunda volta das suas eleições presidenciais. Um dia marcado por pequenos incidentes mas que não prejudicaram o processo, garante conselho eleitoralNesta segunda fase, marcada para ontem, 20 de Março, enfrentaram-se Michel Martelly e Mirlande Manigat. as primeiras observações do Conselho Eleitoral provisório apontam para uma participação ligeiramente superior do que na primeira volta, a 28 de Novembro. Vários centros de voto verificaram atrasos. Num total de 11 mil, 50 foram vandalizados. a polícia do país procedeu a duas dezenas de detenções e apreensão de algumas armas, conta o jornal local, Le Nouvelliste.

O Conselho eleitoral mostrou-se satisfeito com o decorrer das eleições. a democracia triunfou, declarou Gaillot Dorsinvil. O responsável elogiou o comportamento do povo e ameaçou castigar quem perturbar a ordem pública com manifestações de vitória antes da divulgação dos resultados. Pediu à imprensa que não publique resultados parciais antes de ser feito qualquer anúncio oficial. a missão das Nações Unidas no Haiti, MINUSTaH, felicitou o espírito patriótico, a calma e a disciplina dos eleitores, uma atitude que demonstrou apego à democracia.