Peditório de rua e dádiva de sangue marcam a Semana nacional da Cáritas , este ano sob o lema «Ser voluntário, ser solidário» num apelo à solidariedade através do voluntariado
Peditório de rua e dádiva de sangue marcam a Semana nacional da Cáritas , este ano sob o lema «Ser voluntário, ser solidário» num apelo à solidariedade através do voluntariadoNuma Europa onde cada vez mais se faz sentir a crise de valores humanos aliada à crise económico-financeira que se manifesta de modo mais acentuado em alguns países, como é o caso de Portugal, é-nos lembrado que através do voluntariado podemos ser mais humanos manifestando a nossa solidariedade para com aqueles que, muitas vezes, vivendo ao nosso lado, ignoramos, afirma o presidente da Cáritas diocesana de Leiria-Fátima. Na missiva para esta Semana nacional da Cáritas que decorre de 20 a 27 de Março, Júlio Martins apela para que cada um de nós saiba encontrar espaço e disponibilidade de tempo para, esquecendo-se um pouco de si, encontre forma de olhar para o lado e descobrir que, afinal, bem perto de nós há pessoas que precisam da nossa ajuda.
Durante esta semana pode ajudar com a dádiva de sangue, a 22 e 26 de Março, das 9h às 13h, em Leiria, na Cruz Vermelha. Pode ainda contribuir com o seu donativo, no peditório de rua. a Cáritas fará chegar o nosso gesto solidário aos que diariamente nos procuram pedindo ajuda, adianta o responsável.

Será ainda a forma de possibilitarmos a que, durante o Verão, muitas crianças da nossa diocese usufruam de uns dias na praia na Casa da Praia do Pedrógão que, de outro modo, possivelmente não teriam, realça Júlio Martins. Um trabalho de voluntariado, assinala. É um trabalho exigente que todos fazem com enorme entusiasmo com sentido dos outros e da ajuda que prestam, acrescenta o presidente da Cáritas de Leiria-Fátima.

Neste tempo de Quaresma, em que os sinais de dificuldades económicas teimam em manter-se no horizonte, todos são convidados a não esquecerem aqueles para quem a vida é mais difícil porque não têm o suficiente para poderem viver e dar aos seus filhos uma vida humanamente condigna, desafia Júlio Martins. O lema da Semana nacional da Cáritas 2011 é Ser voluntário, ser solidário.